Ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação promove a preservação das árvores como algo de suma importância para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana!
REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.
A SEMMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o reflorestamento do Igarapé Criminoso, no Bairro Toca da Raposa.
A ação em comemoração ao Dia da Árvore (21) envolveu os alunos e profissionais da educação da Escola José Adeodato Calvante e contou com a presença do prefeito Jailson Fausto, secretários, vereadores e demais autoridades do município.
Na parte prática, as crianças participaram do plantio de mudas e aprenderam sobre cuidados essenciais para o seu crescimento.
Sob responsabilidade da equipe da SEMMA, as mudas serão cuidadas com o objetivo de recuperar a área degradada do igarapé.
Seguindo o roteiro, iniciamos a programação na quadra de esporte da Unidade Escolar José Adeodato Cavalcante, onde ouviram-se as falas da gestora Maria Cilene de Oliveira Sousa, da secretária de educação Kyara Abreu, dos vereadores e demais secretários presentes, dos alunos Maria Valentina Belo Costa e Alessandro dos Santos Silva, que trouxeram a temática em questão com os seus objetivos em seu discurso. Finalizando, o secretário de meio ambiente, Orlando Rocha, que idealizou e executou com sua equipe todo o roteiro da ação, fez seu pronunciamento enaltecendo a importância do equilíbrio sustentável para a continuidade da vida; o prefeito Jailson Fausto encerrou as falas mencionando a importância do referido tema e parabenizou o trabalho coletivo entre as secretarias envolvidas.
Na sequência, todos deslocaram-se até o local para dar início ao plantio das mudas, onde a equipe da SEMMA já estava preparada para o objetivo central e final do dia, concretizando assim a ação de reflorestamento da área mencionada.
Confira as belas imagens!
Por ASCOM/LC
SOBRE O DIA DA ÁRVORE:
No Dia da Árvore, a ser celebrado em 21 de setembro, fala-se sobre a importância da preservação das árvores e florestas para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana. Aborde-se a produção de oxigénio, a purificação do ar, o controlo da temperatura, a prevenção da erosão e a importância do seu papel no ecossistema, bem como a necessidade de combater o desmatamento e promover o plantio.
Objetivo da data:
Conscientizar a população: O principal objetivo é alertar para a importância das árvores e florestas, um recurso natural fundamental para a vida.
Enfatizar os benefícios: Destacar as funções essenciais das árvores, como a produção de oxigénio (através da fotossíntese) e a captura de dióxido de carbono, a melhoria da qualidade do ar, o auxílio na regulação da temperatura e a prevenção de erosões.
Promover a conservação: Incentivar a proteção e o cuidado com as árvores, combatendo a prática do desmatamento e incentivando o plantio de novas mudas, algo especialmente relevante em áreas urbanas.
Importância das árvores:
Geração de oxigénio: As árvores são essenciais à vida na Terra porque, através da fotossíntese, liberam oxigénio na atmosfera.
Controlo ambiental: Elas absorvem poluentes do ar e ajudam a reduzir as temperaturas, especialmente nas cidades, e ainda contribuem para a estabilidade do solo.
Refúgio para a biodiversidade: As florestas e árvores oferecem abrigo e habitat para uma vasta quantidade de espécies de animais e plantas.
Alimento e recursos: Muitas árvores produzem frutos e sementes que são fonte de alimento para humanos e animais, além de servirem como matéria-prima para diversas atividades.
Ações para o Dia da Árvore:
Plantar árvores: Uma das ações mais diretas e significativas é o plantio de mudas, tanto em áreas urbanas quanto em ambientes naturais.
Educação ambiental: Promover atividades educativas e palestras que expliquem a importância do meio ambiente e a necessidade de protegê-lo.
Conscientização sobre desmatamento: Debater e divulgar os problemas ambientais causados pela derrubada de árvores, como a perda de habitat e a degradação do solo.