1196 1163 1027 1242 1849 1394 1425 1267 1382 1800 1694 1870 1240 1535 1971 1030 1745 1745 1400 1169 1367 1599 1591 1364 1680 1867 1853 1419 1808 1661 1335 1473 1982 1820 1029 1321 1746 1694 1605 1679 1081 1702 1998 1214 1810 1780 1803 1820 1750 1454 1198 1845 1926 1332 1488 1070 1550 1765 1714 1622 1795 1062 1124 1718 1765 1761 1521 1388 1920 1729 1768 1049 1924 1447 1645 1641 1368 1093 1917 1037 1512 1226 1048 1822 1202 1407 1955 1083 1989 1049 1015 1293 1428 1162 1556 1524 1526 1298 1765 REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.
 
NOTÍCIAS

22-SET-2025

REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.

Ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação promove a preservação das árvores como algo de suma importância para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana!

Por Ascom 22/09/2025 #ação

REFLORESTAMENTO! UMA AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE.

A SEMMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o reflorestamento do Igarapé Criminoso, no Bairro Toca da Raposa.

A ação em comemoração ao Dia da Árvore (21) envolveu os alunos e profissionais da educação da Escola José Adeodato Calvante e contou com a presença do prefeito Jailson Fausto, secretários, vereadores e demais autoridades do município.

Na parte prática, as crianças participaram do plantio de mudas e aprenderam sobre cuidados essenciais para o seu crescimento.

Sob responsabilidade da equipe da SEMMA, as mudas serão cuidadas com o objetivo de recuperar a área degradada do igarapé.

Seguindo o roteiro, iniciamos a programação na quadra de esporte da Unidade Escolar José Adeodato Cavalcante, onde ouviram-se as falas da gestora Maria Cilene de Oliveira Sousa, da secretária de educação Kyara Abreu, dos vereadores e demais secretários presentes, dos alunos Maria Valentina Belo Costa e Alessandro dos Santos Silva, que trouxeram a temática em questão com os seus objetivos em seu discurso. Finalizando, o secretário de meio ambiente, Orlando Rocha, que idealizou e executou com sua equipe todo o roteiro da ação, fez seu pronunciamento enaltecendo a importância do equilíbrio sustentável para a continuidade da vida; o prefeito Jailson Fausto encerrou as falas mencionando a importância do referido tema e parabenizou o trabalho coletivo entre as secretarias envolvidas.

Na sequência, todos deslocaram-se até o local para dar início ao plantio das mudas, onde a equipe da SEMMA já estava preparada para o objetivo central e final do dia, concretizando assim a ação de reflorestamento da área mencionada.

Confira as belas imagens!

Por ASCOM/LC

SOBRE O DIA DA ÁRVORE:

No Dia da Árvore, a ser celebrado em 21 de setembro, fala-se sobre a importância da preservação das árvores e florestas para a saúde do planeta e a qualidade de vida humana. Aborde-se a produção de oxigénio, a purificação do ar, o controlo da temperatura, a prevenção da erosão e a importância do seu papel no ecossistema, bem como a necessidade de combater o desmatamento e promover o plantio.

Objetivo da data:

Conscientizar a população: O principal objetivo é alertar para a importância das árvores e florestas, um recurso natural fundamental para a vida.

Enfatizar os benefícios: Destacar as funções essenciais das árvores, como a produção de oxigénio (através da fotossíntese) e a captura de dióxido de carbono, a melhoria da qualidade do ar, o auxílio na regulação da temperatura e a prevenção de erosões.

Promover a conservação: Incentivar a proteção e o cuidado com as árvores, combatendo a prática do desmatamento e incentivando o plantio de novas mudas, algo especialmente relevante em áreas urbanas.

Importância das árvores:

Geração de oxigénio: As árvores são essenciais à vida na Terra porque, através da fotossíntese, liberam oxigénio na atmosfera.

Controlo ambiental: Elas absorvem poluentes do ar e ajudam a reduzir as temperaturas, especialmente nas cidades, e ainda contribuem para a estabilidade do solo.

Refúgio para a biodiversidade: As florestas e árvores oferecem abrigo e habitat para uma vasta quantidade de espécies de animais e plantas.

Alimento e recursos: Muitas árvores produzem frutos e sementes que são fonte de alimento para humanos e animais, além de servirem como matéria-prima para diversas atividades.

Ações para o Dia da Árvore:

Plantar árvores: Uma das ações mais diretas e significativas é o plantio de mudas, tanto em áreas urbanas quanto em ambientes naturais.

Educação ambiental: Promover atividades educativas e palestras que expliquem a importância do meio ambiente e a necessidade de protegê-lo.

Conscientização sobre desmatamento: Debater e divulgar os problemas ambientais causados pela derrubada de árvores, como a perda de habitat e a degradação do solo.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024
Selo UNICEF 2021-2024Selo SEBRAE Referencia em Atendimento Ouro 2024