NOTÍCIAS

04-OUT-2019

LIMPEZA PÚBLICA NOTA 10

Trabalho com Responsabilidade

#Limpeza POR ASCOM 04 DE OUTUBRO DE 2019
O que é limpeza pública?
A prefeitura de cada cidade é responsável pela limpeza urbana, abrangendo os seguintes itens: coleta de resíduos sólidos e recicláveis, coleta de resíduos hospitalares, varrição manual de ruas, raspagem de sarjetas, manutenção de meio fio, varrição mecânica e limpeza de feiras livres.

A limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos constituem um conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

A quem cabe pagar pela limpeza urbana? O serviço, de acordo com a Constituição, deve ser oferecido pelos municípios. Mas os prefeitos alegam que não têm recursos para criar toda a estrutura de tratamento de resíduos sólidos tal como exige a lei, muito menos para arcar com as despesas de operação e manutenção do serviço, que são altas, apenas com recursos orçamentários.

Em Lima Campos, a Prefeitura Municipal vem priorizando este trabalho desde 2013, quando o seu atual gestor o Prefeito JAILSON FAUSTO ALVES, tomou a iniciativa de utilizar os recursos próprios do município em prol deste trabalho específico que vem fazendo um diferencial grandioso na cidade. Quem conhece a cidade, depara-se constantemente com os funcionários do departamento de Limpeza Pública em ação, seja a pé nos trabalhos de limpeza das ruas ou seja nos transportes padronizados que fazem a coleta de lixo. Visivelmente é um trabalho diferenciado e que raz resultados positivos para a cidade e o mesmo estende-se até pelos povoados da zona rural.

A sede do Departamento da Limpeza pública é em plena avenida principal e lá os funcionários possuem um ambiente adequado para a execução do trabalho e são tratados como colaboradores fundamentais para o equilibrio e manutenção de todo este processo que enaltece a beleza da cidade. Ao lado da sede, foi montado um viveiro de plantas que é organizado pela paisagista do município que é responsável também pela ornamentação de todos os ambientes públicos da sede e zona rural.

Engana-se quem acredita que limpeza urbana é responsabilidade única dos governantes. Na verdade, é dever de todos os cidadãos zelar pela conservação das cidades onde vivem, das ruas, praças e parques. Não jogar lixo nas ruas, não pichar muros, fachadas e monumento, não depredar e não fazer de postes banheiro, são atitudes simples que contribuem muito para a qualidade de vida nas grandes, médias e pequenas cidades.

No entanto, é do poder público a tarefa de varrer, lavar, limpar e conservar o patrimônio que é de todos. Limpeza também é fundamental para a manutenção da boa saúde da população. Especialmente nos grandes centros urbanos, com o constante trânsito das pessoas dos mais diversos lugares - e até países -, ou mesmo em locais carentes de saneamento, a higiene é um ponto crucial no equilíbrio das condições sanitárias. Por isso, é atribuição do Estado conscientizar os habitantes sobre a necessidade de cuidar bem do ambiente em que vivemos.

Deposite folhetos, papéis de propaganda e lixo em geral (papel de sala, latas, etc) em um saco plástico dentro de seu automóvel. Mantenha sempre limpa a calçada em frente à sua casa. Não deposite entulho em vias públicas e terrenos baldios.

Acredita-se que só desta forma é que a cidade vai continuar sendo um exemplo de fato nestas questões que precisa-se do envolvimento e da boa vontade de todos.

VAMOS COLABORAR?

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#FeiradaAgriculturaFamiliar Há 2 dia(s)

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE LIMA CAMPOS

Edição de Apresentação de CRÉDITOS ofertados por BANCOS da nossa região.

#Educação Há 4 dia(s)

COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA

Programa Maranhão Alfabetizado - SEMED/LC

#Programa Há 8 dia(s)

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA LEITE)

O local de entrega é o Posto de Atendimento em frente o Hospital Municipal, na Av. 15 de Janeiro/ centro.

#REUNIÃO Há 9 dia(s)

VEM AI: SEMANA ESTADUAL DE CONCILIAÇÃO

Reunião de apresentação do Projeto!

#crediamigo Há 15 dia(s)

ASSINATURA DE TERMO DE COOPERAÇÃO

Prefeita Dirce Prazeres recebe equipe do Banco do Nordeste

#ConselhoTutelar Há 16 dia(s)

DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL

Primeira REUNIÃO para alinhamento da programação.

#Educação Há 16 dia(s)

CONFERÊNCIA INDIQUE

Indicadores da qualidade na Educação Infantil!

#FeiradaAgriculturaFamiliar Há 16 dia(s)

O SUCESSO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR!

Confira as belas imagens! Org: SEMAPP

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito