Notícias

FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO

Povoado santo Antônio dos Sardinhas em Lima Campos/Ma.

#FESTA | POR SIDNEY | 08 DE NOVEMBRO DE 2019 | 168
Confira imagens do Festejo mais tradicional que acontece anualmente no Povoado Santo Antônio dos Sardinhas em Lima Campos/Ma.
A prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura está cada vez mais presente nas realizações destas manifestações culturais que que enaltecem a história do povo limacampense. São 130 anos de muita dedicação dos que até os dias de hoje preservam esta cultura dos seus ancestrais quilombolas.

HISTÓRICO:

Santo Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.

Vida de Santo Antonio
Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

O Padre Agostiniano torna-se frei Franciscano
Em Coimbra o Padre Antônio conhece os freis franciscanos, entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o Evangelho e, pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.

 

Deixe seu comentário